"Onde" ou "aonde"? Muitos temos essa dúvida. Nem vale a pena tentarmos esclarecê-la por meio dos textos literários, porque não é incomum que grandes escritores utilizem as expressões de modo diferente do que é pregado pela gramática normativa. A diferença entre "onde" e "aonde" é relativamente recente. Preste atenção no trecho desta canção, "Domingo", gravada pelos Titãs:
... não é Sexta-Feira Santa
nem um outro feriado
e antes que eu esqueça aonde estou
antes que eu esqueça aonde estou
aonde estou com a cabeça?
"Aonde eu estou" ou "onde estou"? A resposta a essa pergunta seria: "Estou em tal lugar", sem a preposição "a". As gramáticas ensinam que, não havendo a preposição "a", não há motivo para usar "aonde". Assim, a forma correta na letra da canção seria:
... e antes que eu esqueça onde estou
antes que eu esqueça onde estou
onde estou com a cabeça?
A palavra "onde" indica lugar, lugar físico e, portanto, não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar, metaforicamente que seja, não esteja presente. Não é estranho trocar "onde" por "aonde" na língua do dia-a-dia ou em versos de letras de músicas populares, em que fatores como o ritmo e a melodia às vezes obrigam a uma determinada escolha gramatical para obter o efeito desejado. De todo modo, conforme a norma culta, utilize "aonde" sempre que houver a preposição "a" indicando movimento: ir a / dirigir-se a / levar a / chegar a .
Do Site: http://www.tvcultura.com.br
1 comment:
Pois é! Virou modismo e tá todo mundo falando errado. E tudo com o aval da nossa mídia, uma vez que os falantes transitam livremente por ela e usam e abusam desses modismos. Reconheço que falar correto e comunicar-se com facilidade são desafios totalmente opostos, mas quem se esforça e se aprimora pode fazer a diferença, neste universo tão disputado da conquista pela qualidade....
Podendo empregar o onde/aonde na hora e no lugar certos já é um passo importante. E depois, vamos aos verbos: Jesus pediu que nós nos amássemos e não que nos amassemos (aqui o vilão é o acento!).
E por fim, que tal inventarmos algo mais acertivo que o grotesco gerundismo?
Eu vou estar brincando o carnaval em Bragança?!?!!!!
Não!!!! Eu brincarei o carnaval em Bragança
ou
Eu vou brincar o carnaval em Bragança...
É isso aí, galera, sabendo usar não vai chocar!!!!!
Abreijus e mais uma boa semana sem ana
Post a Comment